terça-feira, 26 de agosto de 2008

MOVIMENTO INDÍGENA A FAVOR DA VIDA!

O infanticídio, não é um fato novo, infelizmente sempre esteve presente na história das culturas indígenas. Entretanto, tem ganhado a visibilidade na mídia com a divulgação da história da menina Hakani, da etnia Suruwahá, a qual sobreviveu ao infanticídio após o suicídio de seus pais e irmãos. Estamos vivendo um momento de profunda mudança em nossa cultura e estilo de viver, por que vivemos hoje um novo tempo. A realidade dentro das comunidades indígenas é outra. Já não vivemos confinados em nossas aldeias, condenados ao esquecimento e à ignorância. O mundo está dentro das aldeias, através dos meios de comunicação, internet e da escola, o acesso à informação têm colocado o indígena em sintonia com os acontecimentos globais.Tudo isso tem alterado nossa visão de mundo. Hoje já não somos meros objetos de estudos, mas sujeitos, protagonistas de nossa própria história, adquirindo novos saberes e conhecimentos que valorizam a vida e a nossa cultura.

Portanto manifestamos nosso repúdio à prática do infanticídio e a maneira irresponsável e desumana com que essa questão vem sendo tratada pelos Órgãos Governamentais. Não aceitamos os argumentos antropológicos baseados no relativismo cultural. De acordo com a nossa própria Constituição Brasileira de 1988, que em seu artigo 227, determina:

"É dever da família, da sociedade e do Estado, assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."

Não aceitamos o infanticídio como prática cultural justificável, não concordamos com a opinião equivocada de antropólogos que têm a pretensão de justificar estes atos e assim decidir pelos povos indígenas colocando em risco o futuro de etnias inteiras. O direito a vida é um direito fundamental de qualquer ser humano na face da terra, independentemente de sua etnia ou cultura."

_________________________________________________________________


Estou pesquisando e correndo atrás de informações, vou fazer parte desse projeto!
Chega de ser mero espectador dessa prática absurda de infanticídio, vou lutar pela vida dessas crianças, nem que seja na conscientização e cartas e movimentos.

Queridos, vamos acordar - "levante sua voz a favor dos que se acham destinados à destruição." (Pv 31.8)

2 Comentários:

Núbia Goulart disse...

Muito bom Plácido!!!
Eu e Isaias conversamos com o Miss. José Vicente que esteve conosco na VIDE, e ele nos disse que existe uma lei na ONU, que diz que " o direito à integrade física e à segurança é mais importante que qualquer manifestação cultural".
Importantíssimo que estejamos mesmo envolvidos em campanhas de conscientização, abaixo-assinado, enfim...
Se puder e quiser entra aí: http://merciogomes.blogspot.com/2008/06/jocum-faz-filme-criminoso-sobre-os.html é o blog de Mércio Gomes, ex presidente da FUNAE, leia a declaração dele e os comentários do povo
tamo junto aí na luta... que bom q se precisar já temos um advogado, rs

Anônimo disse...

verdade núbia, temos um advogado eheheh
mas olha, acredito que teremos um metanóia que vou dirigir sobre isso e nesse metanóia iremos fazer parte desse projeto de alguma forma, mandand desenhos e fazendo cartas com abaixo assinados e tal, pra mandarmos pro congresso!

estou organizando isso, mas mantenho contato com vcs, vou entrar no blog lá!

bj nubinha.


E O JANTAR NA SUA CASA?????
srsrrsrsrs