quinta-feira, 11 de setembro de 2008

"O esquecido mandamento"

"A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de
alguma maneira os afligirdes, e eles clamarem a mim,
eu certamente ouvirei o seu clamor". - (Êxodo 22:22-23)


A CNN anunciou recentemente que existem aproximadamente 40 milhões de viúvas na Índia. Quinze mil delas vivem nas ruas de uma cidade a norte, Vrindavan. Infelizmente, muitas das famílias não ouvem o seu clamor. Uma viúva de 70 anos disse: 'O meu filho diz-me: 'Tu estás velha. Agora quem é que te vai sustentar? Vai-te embora.'' Ela chora: 'O que é que faço? A minha dor não tem limites.' Quando Deus deu instruções ao Seu povo no deserto, Ele disse-lhes que tinham a responsabilidade de cuidar das viúvas e das crianças órfãs na terra (Ex 22:22-23).

Eles deveriam deixar alguma da colheita no campo para eles, e em cada três anos davam um dizimo especial para os necessitados. Deus esperava do Seu povo que ouvissem os clamores dos fracos, defendessem os seus direitos, e cuidassem deles. Os Israelitas receberam ordens para cuidar dos outros como lembrança da sua experiência no Egipto. Quando eles estiveram em dificuldades e clamaram a Deus, Ele ouviu os seus clamores e ajudou-os. Assim, a sua lembrança de opressão e libertação foi usada para moldar os seus valores, atitudes, e acções para com os oprimidos na terra (Deut. 24:18-22).

Imitemos o nosso Pai ouvindo o clamor dos necessitados deste mundo.

Seja o primeiro a comentar