sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Amar o Próximo!


"Os fariseus, tendo sabido que ele tinha feito calar a boca aos Saduceus, reuniram-se; e um deles, que era doutor da lei, veio lhe fazer esta pergunta para o tentar: Mestre, qual é o maior mandamento da lei? Jesus lhe respondeu: Amareis o Senhor vosso Deus de todo o vosso coração, de toda a vossa alma, e de todo o vosso espírito; é o primeiro e o maior mandamento. E eis o segundo que é semelhante àquele: Amareis o vosso próximo como a vós mesmos. Toda a lei e os profetas estão contidos nestes dois mandamentos". (Mateus, 22, 34 a 40)


Cada dia que passa, consigo enxergar com mais clareza, a hipocrisia e religiosidade que habitam em mim. Digo isso, porque semana passada perdi um amigo, não muito próximo, mas era noivo de uma amiga praticamente de infância que tenho. Orando por ela, pedia a Deus que derramasse Sua graça sobre ela e que manifestasse Seu amor e Sua força, para ela poder suportar essa perda. Numa resposta simples, direta e em meu coração, Ele me respondeu:


"Você será a manifestação viva da minha graça, força e amor."


Parei por um momento, estava no trânsito, fiquei em silêncio por um tempo, até chegar em casa e pensava em como eu tinha sido fariseu com aquela oração que tinha feito antes. Percebi que não amo o próximo como a mim mesmo, me coloco na frente. Pensando na resposta de Deus pra mim, vi como faço (fazemos) isso com frequência... colocamos nas mãos Dele toda responsabilidade de cuidar do próximo, fazendo orações politicamente corretas, recheadas de falso amor e palavras de egoísmo, enquanto que essa responsabilidade, de cuidar do próximo, É MINHA E SUA MEU AMIGO!


Começamos na semana passada, o CACO (Centro de Artes Comunitária), foi muito bom, e logo no primeiro dia, minha namorada, depois da aula, veio me contar como a mãe de uma das meninas que se inscreveu, vomitou a vida dela em uma hora, contando coisas absurdas e demoníacas que estão acontecendo na casa dela e com a filha dela, de apenas 9 anos. Como fechar os olhos pra isso? Vou orar por ela? É isso que fazemos, colocamos um band-aid em uma ferida suja, cheia de pûs e sangue, e fingimos que está tudo bem.


Meus amigos, VAMOS ACORDAR!


Nos só podemos dizer que amamos o próximo de verdade, quando nossas orações esitverem recheadas de AÇÕES!!! Isso é o verdadeiro evangelho, o verdadeiro mandamento.


VOCÊ ESTÁ PRONTO?


"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." (Nélson Mandela)

Seja o primeiro a comentar